sábado, 3 de outubro de 2009

Que se faça o milagre


Dois de outubro de 2009 eternizado pelos brasileiros, em particular pelos cariocas. Foi neste dia que recebemos a notícia vinda da capital da Dinamarca, Copenhague, que o Rio de Janeiro, daqui a sete anos se transformará no palco do mundo fantástico do esporte com as Olimpíadas de 2016. Será?
Pois é, a alegria foi contagiante com o resultado da votação que reuniu possíveis sedes para os jogos olímpicos: Chicago, Tóquio, Madri e Rio de Janeiro. Nesta exata ordem as cidades foram eliminadas uma por uma, até que o desfecho ficou por conta da decisão entre Madri e o nosso Rio. Disputa acirrada, já que a capital espanhola apresentou um plano de suporte para os jogos com mais de 80% da infra-estrutura necessária pronta. Mas como a esperança é a última que morre e o ditado que rege o povo brasileiro é não desistir nunca, ao final daqueles minutos infindáveis, exatamente às 13:51 o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a o esperado: seremos nós os anfitriões das Olimpíadas de 2016. Foi uma lavada, ganhamos de 66% dos votos contra apenas 32% para Madri.
Agora vem a pergunta: Quais serão os próximos passos? O dever do governo brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal é a união para cumprir as exigências postuladas pelo COI e principalmente, promover o crescimento em todas as áreas- saúde, segurança, transporte, emprego,dentre outros- da cidade maravilhosa. Buscar inspiração no sentimento que não pára e nos sorrisos genuínos do povo e fazer acontecer um espetáculo esportivo, que lembramos, o primeiro realizado na América do Sul.
E para aqueles que se mostram contra os jogos, apontando com os dedos em riste os nossos problemas crônicos, como a miséria e a violência, fica o recado: Caros amigos, começar a ver essa conquista, que é de todo o Brasil, com a face do pessimismo não adianta nada. O dever do povo é cobrar e cobrar para que possamos ter a lembrança de evolução como legado dos jogos. Que a enrgia que explodiu na praia de Copacabana ontem contagie à todos nós. Vivam essa paixão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário