segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lembranças póstumas

Se alguém me perguntasse por uma pessoa que eu gostaria de ter conhecido em vida, eu teria uma lista longa. Parentes, atores, cantores, dançarinos, cineastas.... a lista é infinita.
Bom, minha pretensão aqui seria imaginar como seria meus encontros com essas figuras desconhecidas para mim. Mas, como acho isso muito manjado, resolvi apenas comentar a importância que aqueles atribuem para mim. Deste modo, por incrível que pareça, decidi escrever o meu primeiro texto desse ano que já chegou.
Pra começar, vou quebrar um pouco do protocólo da idéia da narrativa. Inicio essas palavras de puro regozijo meu, talvez por estar meio sensível hoje, pela a minha avó materna. Começar pela professora Ruth Vasconcelos, não é falar de alguém que não conheci, mas sim de alguém que se foi quando eu tinha meus cinco anos e que sempre que eu tenho que explicar quem foi, digo: "Sou filha de Ana Maria, neta de Ruth, professora" - pronto, é só falar assim que o povo todo já sabe. Prova disso é o nome dela dado à um dos colégios do Distrito de Gov Portela em Miguel Pereira.
Lembranças de cantores e atores são complicadas. Posso dizer que gostaria de ter conhecido Cazuza ou a atriz Dirce Migliaccio. A verdade é que em termos de ídolos das telas e da música, certamente eu faria tudo para conhecer a nossa diva do rádio e de Hollywwood. Ainda não sabe quem é? Carmen Miranda, para os desavisados. Perguntaria a pequena, como eu, o que realmente a baiana tem?!rsrs
É, a lista é muito extensa, e por isso, termino com outra figurinha que vem fazendo a minha cabeça nos últimos tempos, o Charlie. Sim, que não gostaria de conhecer esse fabuloso ser que era Chaplin? O cineasta perfeito, o ator inimitável, o compositor estrondoso. Homem sem definição certa. Só sei do seu talento e que morreu aos 88 anos em uma noite de Natal.
Enfim, esse texto é um exercício. Sim. Quando se sentirem angustiados ou felizes de explodir o coração, façam um desses.....resolvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário