domingo, 8 de março de 2009

A volta para uma reflexão




O retorno de um herói esportivo brasileiro neste 8 de março de 2009,D ia Internacional da Mulher, foi motivo para reflexões sobre o significado do que é torcer, vercer, perder....
O emblemático clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians será lembrado como "O dia da volta da Fênix". Um jogo conflituoso entre arquinimigos foi marcado por um instante apoteótico: a volta de um herói brasileiro, Ronaldo Luis Nazário de Lima- O Fenômeno.
Ronaldo, atleta descoberto nos campos cariocas, contemplado três vezes como melhor jogador do Mundo e o maior artilheiro da História das Copas do Mundo viu uma luz renascer em sua carreira depois de uma fase "negra" em sua vida. Entre escândalos em sua intimidade, contusões e cirurgias neste tempo de três anos de "geladeira", Ronaldo mostrou que a perseverança, ainda mais no esporte, é fundamental e maior do que gana e rivalidade .
O Iluminado, como está sendo chamado pela Imprensa, demonstrou que o verdadeiro espírito da disputa é em primeiro lugar vencer seus próprios limites. A alegria foi tanta que o jogador, após o gol que o fez ver seu potencial renovado, não viu nada em sua frente e foi comemorar com a torcida corinthiana, chegou a derrubar um alambrado.
Agora chega-se ao ponto da reflexão: Ronaldo é um exemplo para todas as torcidas do Futebol. Um exemplo de que competição não é sinônimo de brigas e agressões. As torcidas organizadas devem se mirar na trajetória futebolística do craque e repensar se vale a pena torcerem com bandeiras dos seus times, ou com morteiros explosivos. A verdadeira "explosão" de um torcedor vem do seu grito ,como se chamasse a atenção de um daqueles que está no campo, vem dos olhos vidrados na TV quando não se pode ir ao Estádio. Não na vergonha impressa no vandalismo, nos cassetetes dos policiais, pelas famílias que não podem ir ao jogos por medo. Lembramos que este ato é um direito de todos os torcedores, idosos, de meia idade e novos.
Enfim, obrigada Ronaldo, pela sua perseverança e pela lição que deixa à todos aqueles que repensaram o verdadeiro sentido de torcer com o seu ato.

2 comentários:

  1. Isabela, nossa rainha, parabéns pelo texto sobre o Ronaldo. Já favoritei o beco informativo na minha lista.

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Bela! Parabéns pelo texto! E também já favoritei lá no meu Blog~

    Anota o meu aí: www.koytidiano.blogspot.com

    Lá tem muita coisa legal, apesar dos posts "pessoais" que eu acabo pondo por lá

    Aguardo sua visita! Kisses =*

    Diego.

    ResponderExcluir